fbpx
d

MAXVIEW®

Tenha essa experiência!

Conecte-se

n

MaxView®

Série: KPI’s – Análise de balanço, índices e indicadores

A análise de balanço conjugada às ferramentas de Dashboard’s e Bi’s, torna-se um grande aliado do empresário na administração do seu negócio, pois é responsável pela gestão à vista das informações mais valiosas, ajudando de forma eficaz na tomada de decisão.

A gestão à vista da análise de balanço, proporciona avaliações precisas do cenário econômico-financeira, isso só é possível graças a um cuidadoso processo de mensuração de registros relacionados aos eventos econômicos, que normalmente alteram o patrimônio de uma empresa.

Partindo de uma boa análise de balanço patrimonial, podemos extrair índices e indicadores que apontam a saúde financeira e a perspectiva de futuro da empresa.

MaxView® Dashboard/BI. Sua ferramenta de gestão à vista segura e eficaz para análises de balanços.

Índices e indicadores para uma gestão segura e eficaz de uma empresa

Liquidez Corrente
Especialistas sugerem que esse é o mais importante índice de uma análise financeira.

Fórmula:

    • Liquidez Corrente = Ativo Circulante
    • Passivo Circulante

Seu quociente é o quanto uma empresa dispõe de valores disponíveis de forma curta ou imediata (Ativo circulante) ou direitos conversíveis em dinheiro rápido no saldo de obrigações a curto prazo para pagamento (Passivo circulante).

 

Liquidez Seca
O índice de liquidez seca é muito próximo da liquidez corrente, se diferencia apenas em não conter em seu dividendo valores de estoque (número dividido pelo divisor). Sua formula é obtido pelo quociente da seguinte divisão:

    • Liquidez Seca = Ativo Circulante – Estoque

Passivo circulante, quociente que sempre trará índice menor ou igual ao índice de liquidez corrente, sempre recomendada no uso de liquidez de estoque.

 

Liquidez Imediata
O mais conservador entres os índices de liquidez, esse índice mostra a disponibilidade em saldar dívidas a curto prazo.

Fórmula:

    • Liquidez Imediata = Disponível

Passivo circulante, quociente que trará índice de quantos reais (R$) uma empresa dispõe de forma imediata para cada real (R$) de dívida de curto prazo.

 

Liquidez Geral
A análise de balanço, traz o índice de liquidez geral, ele detecta como anda a saúde financeira da empresa de forma ampla, se difere das anteriores por ser mais abrangente, cuidando das avaliações de longo prazo.

Fórmula:

    • Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo
    • Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

O índice de liquidez geral, mostra o quanto uma empresa possui em espécie, bens e direitos realizáveis no curto e longo prazo fazendo face a totalidade das suas dívidas.

 

 

 

Estamos Online!
Podemos ajudar?